Quem Somos

O Laboratório de Microbiologia e Tecnologia Cervejeira - LMTC atua em pesquisas e estudos de Microbiologia (Fermentações e Segurança Alimentar) e Tecnologia Cervejeira, principalmente em Bebidas do tipo Artesanal. Objetivamos auxiliar os produtores de cervejas artesanais garantindo maior padronização e controle no processo de fabricação da bebida. Oferecemos suporte técnico e científico por meio de produtos e serviços que agregam valor ao produto, trabalhando para reduzir custos, otimizar processos, e, garantir a qualidade da bebida que chega ao consumidor.

Estamos focados nos processos de produção da cerveja artesanal em cervejarias de diferentes tamanhos mas, principalmente em "nano" e "micro" cervejarias, sem deixar de lado as produções caseiras - "homebrew" (de 05 a 100 litros). Nosso olhar encontra-se voltado aos seus equipamentos, ingredientes essenciais, aprimoramento dos métodos básicos, a fermentação, técnicas laboratoriais clássicas e modernas voltadas à higiene, segurança e qualidade do produto final.

Nossas práticas estão amparadas no controle e manejo sanitário correto de todos os insumos visando minimizar os riscos quanto ao consumo e propiciar os melhores resultados em cervejas tipo Lagers, Ales, de Trigo e Estilos Mistos.

Além disso, desenvolve alternativas tecnológicas no campo de Análises Microbiológicas e Moleculares diversas, seja na água, nos ingredientes e na cerveja (produto final).

Nosso grupo de pesquisa desempenha ações de consultoria, elaboração e desenvolvimento de projetos, execução, conceitos, treinamento, cursos, pesquisas, etc.

Possui ampla experiência e profissionais capacitados (Mestres e Doutores) no desenvolvimento de projetos tecnológicos, microbiológicos, serviços sanitários, biotecnológicos e de saneamento em geral, os quais atuam de forma multidisciplinar nos mais diversos setores da cadeia de produção de cervejas.